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PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS
Número: 1
Responsável: Manoel José Novais Reis
Descrição: APRESENTAÇÃO. Diante da emergência de Saúde Pública do novo Coronavírus (COVID19) e com base nas informações e recomendações disponibilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Nova, baseado no Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do Vírus COVID-19, apresenta Plano de Aplicação de Recursos COVID-19, O presente documento foi elaborado pela secretária Municipal de Saúde responsável pela Pasta e Coordenação de Atenção Básica. Tem como finalidade nortear a utilização dos recursos financeiros que serão destinados ao enfrentamento do Vírus COVID-19, a fim de prestar todos os cuidados necessários aos pacientes e seus familiares com finalidade de reduzir os danos e complicações ocasionados pelo COVID 19 na população.. Destaca-se que as medidas a serem adotadas serão consideradas de acordo aos níveis de resposta. (Nível de alerta, perigo eminente e emergência em saúde Pública). E níveis de atenção restritos aos riscos vigentes. Considerando as constantes atualizações disponibilizadas pela OMS e MS, este plano está sujeito a ajustes decorrentes de sua utilização e de acordo as mudanças observadas no cenário epidemiológico. A União vem editando Medidas Provisórias onde abre créditos extraordinários em favor do Ministério da Saúde destinando recursos para enfrentamento ao COVID-19. Para viabilizar a transferência destes recursos foi criado o Programa de Trabalho 10.122.5018.21C0.6500 - Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus. Os valores repassados pelo MS no Programa de Trabalho 10.122.5018.21C0.6500 - Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus, até o momento, foram transferidos no Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Custeio SUS, Grupo: Coronavírus COVID-19 e já foi recepcionados nos orçamentos do município. Diante da abertura desses créditos extraordinários feita por meio de Decreto Municipal, foi criado ação orçamentária específica para a execução destes recursos. Entretanto, de imediato, a gestão municipal comunicou à Câmara de Vereadores sobre a abertura desses créditos extraordinários. Financiamento de ações e serviços públicos de saúde compreendidos por , ações de Atenção Primária, Vigilância, Média e Alta Complexidade, bem como aquisição e distribuição de medicamentos e insumos, aquisição de equipamentos, contratação de serviços de saúde, contratação temporária de pessoal, divulgação de informações à população, bem como outras despesas necessárias para o enfrentamento do coronavírus. Vale destacar ainda que o uso do recurso transferido é livre para toda e qualquer ação de enfrentamento ao COVID-19 bastando classificar corretamente no respectivo orçamento Os recursos destinado ao Fundo Municipal de Saúde, para ação de enfrentamento ao COVID-19 terá destinação e aplicação com a deliberação do Conselho Municipal de Saúde e Comitê do COVID-19, que se traduz num Plano de Aplicação. A prestação de contas sobre a aplicação dos recursos relativos ao apoio financeiro previsto nas citadas Portarias será realizada por meio do Relatório Anual de Gestão - RAG do ente federativo beneficiado, nos termos da Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017.
Metas: PERÍODO DE EXECUÇÃO:90 DIAS. Pretende-se, com o presente Plano de Ação, que ele seja um instrumento prático de ação, planejamento e constante avaliação. Através da articulação entre as Equipes da Secretária de Saúde, Conselhos Municipal de Saúde, Comitê de Gestão de Trabalho do COVID representativos e participação da sociedade como um todo.
Indicadores: DOS RECURSOS FINANCEIROS PORTARIA Nº 774, DE 9 DE ABRIL DE 2020 Estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e dos Serviços Públicos de Saúde - Grupos do Piso de Atenção Básica-PAB e de Atenção de Média e Alta ComplexidadeMAC, a ser disponibilizado aos Estados, Distrito Federal e Municípios, destinados ao custeio de ações e serviços relacionados à atenção primária à saúde e à assistência ambulatorial e hospitalar decorrente do coronavírus - COVID 19. PORTARIAS Nº 488 E Nº 545 REGULAMENTAM APLICAÇÃO DOS RECURSOS DE EMENDAS PARLAMENTARES Preferencialmente para o enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) Recurso no bloco de custeio: CORONAVÍRUS (COVID-19: Valor: 223.444,95 Recurso no bloco de custeio: EMENDA PARLAMENTAR: Valor: 200.000,00
PLANO DE CONTIGÊNCIA COVID-19
Número: 1
Responsável: Manoel José Novais Reis
Descrição: APRESENTAÇÃO. Diante da emergência de Saúde Pública do novo Coronavírus (COVID19) e com base nas informações e recomendações disponibilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Nova, apresenta o plano Municipal de Contingência para enfrentamento do Vírus COVID-19. O presente documento foi elaborado pela secretária Municipal de Saúde responsável pela Pasta e Coordenação de Atenção Básica. Tem como finalidade instrumentalizar a equipe e serviços de Saúde da rede atenção a saúde Publica para implementações das ações adequadas, a fim de prestar todos os cuidados necessários aos pacientes e seus familiares com finalidade de reduzir os danos e complicações ocasionados pelo COVID 19 na população. Destaca-se que as medidas a serem adotadas serão consideradas de acordo aos níveis de resposta. (Nível de alerta, perigo eminente e emergência em saúde Pública). E níveis de atenção restritos aos riscos vigentes. Considerando as constantes atualizações disponibilizadas pela OMS e MS, este plano está sujeito a ajustes decorrentes de sua utilização e de acordo as mudanças observadas no cenário epidemiológico. OBJETIVO. Planejar estratégia para enfretamento ao COVID19. Objetivo Geral. Preparar a resposta Rápida e Coordenada para enfretamento do novo Coronavírus para município de Boa Nova. Objetivos Específicos. Coordenar as ações de Atenção Básica, vigilância epidemiológica, e Vigilância Sanitária para enfretamento da epidemia. Desenvolver estratégias e mecanismos de cooperação entre as áreas técnicas. Fortalecer a organização e a infraestrutura para enfretamento ao COVID19. Estabelecer estratégia de comunicação. Assegurar distribuição de materiais, conforme disponibilizados pelo MS, e pelo governo Municipal. Acompanhar as unidades de saúde da família. Fortalecer a organização, do comercio junto a secretaria municipal de administração, para conscientização do comercio local em geral, para prevenir a circulação do vírus. COVID19. Estabelecer Estratégias de Comunicação de Risco. Monitorar todos os indivíduos que chegarem de outra cidade onde tenha caso de COVID19, positivo.
Metas: AÇÕES. Logo após primeira reunião com todos os secretários e Coordenadores, o gestor municipal Baixou um Decreto Nº. 043/2020, em 23 de Março, onde foi sancionada, a suspenção de todos os serviços que não fossem considerados essenciais. - Suspensão das aulas até que seja normalizado a situação conforme orientação da OMS e MS. - Blitz Sanitária para controlar o fluxo das pessaos que entra e sai do município, - Visita da VISAM as representações religiosas para orientações, sobre a importância em controlar o fluxo das Igrejas, e comunidades locais, também orientados a importância em manter esses locais fechados até passar esse período critico. Do COVID19. - Implantação do Disk covid 19, uma linha exclusiva para monitoramento dos pacientes e tirar duvidas da população. - Contratação de profissional de enfermagem para demanda de visita e notificação exclusiva do COVID 19. - Carro de SOM com orientações a comunidade, sobre as medidas protetivas e a importância de ficar em casa. - Realizado blitz educativa na feria livre na cidade e no distrito de Valentim, com orientações e entrega de álcool gel a população. - Desinfecção dos locais onde ocorre a feira livre, e também do distrito. - Aquisição de Epis, para os profissionais de Saúde. - Distribuição de Epis, para todos os profissionais que estão atuando na blitz. - Distribuição de EPIS (Mascaras e luvas para secretarias que estão trabalhando internamente). - Campanha de Vacina influenza realizada no domicilio, para evitar aglomeração dos idosos nas vias públicas e unidades de Saúde. - Organização do fluxo das unidades para diminuir de atendimentos e aglomeração. - Organização das Unidades de Saúde baseado no Protocolo do Ministério da Saúde referente ao COVID19. VIGILÂNCIA EM SAÚDE - Fortalecer os serviços de Saúde para detecção, notificação, investigação e monitoramento de casos suspeitos, prováveis e confirmados de infecção pelo vírus COVID19. - Articulação com gestores e profissionais da rede de serviços públicos, para detecção de possíveis casos suspeitos nos serviços de saúde. - Estimular articulações intersetoriais no âmbito municipal para elaboração e execução dos planos para combate ao COVID19. - Articulação e integração com outros setores, envolvidos no enfretamento do vírus COVID19, e outros vírus respiratórios de interesse de saúde pública. - Promover reuniões com a equipe da área para debater questões especificas e apresentar subsídios para a tomada de decisão. - Promover e realizar capacitação para profissionais de saúde da rede para enfretamento ao COVID19. - Divulgar materiais contendo orientações sobre as medidas preventivas que devemos tomar para prevenção e precaução ao COVID19. - Articulação e realização de reuniões com outros setores para alinharmos os conhecimentos e juntos buscarmos estratégias para combate ao COVID19. - Articulações e realizações de Reuniões com representantes dos conselhos e representante da sociedade Civil, para envolvimento nas ações de prevenção e controle do vírus COVID09, e outros vírus de interesse de saúde Publica. - Realização de webs palestras para profissionais de saúde por intermédio de tele saúde. - Articulação com a Unidade de Saúde Hospitalar Prado Valadares em Jequié, para previ Comunicação de encaminhamento dos pacientes que apresentar dificuldade respiratória e necessitar de internamento hospitalar. - Reforçar importância da notificação imediata e investigação de casos suspeitos prováveis. - Intensificar nas ações de prevenção junto com toda equipe de saúde e demais setores, para que posamos oferecer segurança e tranquilidade para população no intuito de diminuir o pânico, das pessoas por conta do COVID19. - Monitoramento e acompanhamento em domicilio dos casos suspeitos de COVID 19. - Orientações e precauções que pacientes e familiares devem tomar em sua residência caso necessita realizar isolamento domiciliar. - Em pacientes que não tem necessidade de internamento hospitalar. - Articulação com a DIRES, regional para a disponibilização regular e assistemática dos KITS, de coleta de material biológico para diagnostico, com os pacientes que se enquadra no perfil para coleta. - Monitorar os resultados de diagnósticos laboratoriais para infecção humana pelo novo Coronavírus. E outros Vírus Respiratórios. - Divulgação e recomendações de ações de proteção para serviços de saúde e população em geral. - A equipe da unidade de saúde da Família devera realizar investigação de casos de infecção pelo COVID19, e realizar os procedimentos necessários para monitoramentos dos mesmos. - Articulação com os profissionais de Segurança pública, para garantir que os decretos sejam cumpridos de forma eficaz. - Monitoramento dos estabelecimentos de Saúde, para garantir o controle de infecção dos mesmos. - Organização da unidade de Saúde da família, com uma sala exclusiva para atendimentos as demandas de pacientes com síndrome Gripal e sintomas do COVID19. - Para evitar que esse paciente fique transitando pela unidade, e também uma forma de proteger os profissionais para contato direto com os mesmos. VISAM (Vigilância Sanitária Municipal) - Realizar Blitz Sanitária, para controlar o fluxo de quem entra e sai da Cidade. - Notificar as pessoas que vinheram de área que tem COVID19, confirmados. - Disponibilizar panfletos informativos, para viajantes sobre prevenção e controle a infecção COVID19. - Disponibilizar informações e orientações nos protocolos da VISAM. - Orientação a comunidade através de blits informativas. - Intensificar e agilizar a comunicação com Vigilância Epidemiológica/ sobre o cronograma de chegada de pessoas de outros estados ou municípios, que tem COVID19 confirmados. ATENÇÃO EM SAÚDE - Ordenar a rede de atenção para atendimentos aos casos de COVID19, de acordo com nível de complexidade apresentada. - Definição de hospital de referência, para atendimentos de casos graves. - Apoiar e orientar sobre as medidas de prevenção e controle para o vírus COVID19. - Implantação do protocolo de manejo clinico na rede de atenção á saúde (Primaria). - Elaboração e implantação do fluxo para itinerário do paciente que for classificado como suspeitos do COVID19. - Coleta de amostra de secreções respiratórias para exame laboratorial conforme orientação do LACEN-BA, e liberação da Regional. - Ação integrada com o sistema de regulação da atenção á saúde, com visitas adequadas e oportuna transferência dos pacientes, de acordo com o nível de complexidade do caso. - Estabelecer como rotina, utilização de equipamentos, de proteção individual (precaução de contato, respiratório) por trabalhadores de acordo com as normas já estabelecidas. Quando estiver o contato com pacientes sintomáticos. - Implementação de medidas de limpeza das unidades de saúde duas vezes ao dia, com água sanitária ou hipoclorito para prevenção a contaminação do COVID19. - Atualizar e adequar logística de controle, conforme disponibilidade do município, para atender a atual demanda. - Comunicação imediata de casos. Para equipe atuar juntos nos monitoramentos dos pacientes. - Preenchimentos das informações dos casos suspeitos, prováveis ou confirmados no sistema de notificação e investigação disponibilizado pelo MS. Importante prévio alinhamento com a unidade de Referência. - Monitoramento dos casos em domicilio, sem indicação de internamento hospitalar. COMUNICAÇÃO - Apoio à vigilância epidemiológica, para divulgação de prevenção ao COVID19. - Estabelecimento de parcerias com a rede de comunicação pública, (rádios /carro de Som/ e orientações a população). - Elaboração e distribuição de Materiais informativo-educativos sobre COVID19. - Disponibilizar boletim informativo diariamente a população. - Atualizar as informações sobre o COVID19, no sistema diariamente. GESTÃO - Promover ações integradas entre vigilância à saúde, assistência entre outros. - Sensibilizar a rede de serviços de atenção. - Apresentar a situação epidemiológica, sempre que necessário, nas reuniões de Conselho de saúde entre outras instâncias. - Manter acessíveis todos os documentos técnicos (protocolos, manuais, guias, notas técnicas) para os profissionais serviços de saúde. - Instruir o comitê gestor, sobre todas as medidas de prevenção para juntos alinharmos as informações para serem transmitidas para população.
Indicadores: SERVIÇO MÓVEL DE TRANSFERÊNCIA DOS PACIENTES PARA HOSPITAL PRADO VALADARES. O Município de Boa nova tem em média 15 mil habitantes, temos uma Unidade Básica de Saúde que funcionam 24 horas em regime de plantão. E os pacientes que necessitam de internamento hospitalar, são encaminhados para o Hospital Prado Valadares em Jequié que é a unidade de referencia desse município. Podemos também chamar o atendimento, Assistencial aos pacientes que necessitam do serviço para transportar de sua residência até a unidade de saúde, para prestar os primeiros socorros, e posteriormente encaminhar para sua unidade de referencia caso aja necessidade. ORIENTAÇÕES Nos casos em que o usuário acionar o serviço, relatando queixas a síndrome gripal as unidades de saúde conta com um serviço de atendimento móvel via. Whatsapp para prestar todas as orientações possíveis como forma de proteger tanto o paciente, quanto a unidade e a equipe de saúde. Serão prestadas todas as orientações em caso de necessidade o paciente será atendido pelo medico da unidade através da tele mensagem. Após o atendimento e a aplicação do protocolo, em situação que se caracterize como necessidade de atendimento presencial ou hospitalar o mesmo será encaminhado para unidade de referência com aviso prévio, para equipe que ira receber o paciente. Nos casos sem gravidade clinica os pacientes poderá ser classificados como VERDE, e o paciente ser orientado a permanecer em sua residência em um quarto individual, onde o ambiente, devera estar arejado, ventilado e bem higienizado. Nos casos da gravidade Clinica, será realizado atendimento individualizado e classificado como AMARELO ou VERMELHO. O médico que realizar o atendimento deverá decidir se o paciente necessita ser encaminhado para uma unidade hospitalar, ou se poderá ser encaminhado para isolamento Social domiciliar caso o paciente não apresenta, dificuldade respiratória Grave. A notificação do caso suspeito deverá ser feita pelas unidades saúde, e encaminhado imediatamente para equipe Gestora de atenção Básica. No caso do atendimento presencial do paciente com suspeita de infecção humana pelo Novo Corona vírus (COVID 19). Devem ser utilizadas as seguintes medidas. Disponibilizar mascara cirúrgica para o paciente e acompanhante. Disponibilizar os EPIs (óculos, Máscara cirúrgica, avental e luvas de procedimentos). Realizar a higiene das mãos e orientar os pacientes e acompanhantes quanto a sua importância em realizar essa higienização com agua e sabão a cada duas horas. Em caso de transferência manter as janelas da ambulância aberta para circulação do ar durante o transporte do paciente. Limpar e desinfetar todas as superfícies internas após a realização do atendimento. Utilização do Álcool a 70%, hipoclorito de sódio ou outro desinfetante indicado para este fim. REDE DE REFERÊNCIA As pessoas consideradas suspeita são aquelas que apresentam nos critérios clínicos e epidemiológicos estabelecidos pelo MS e OMS, estas serão atendidas nos diferentes pontos de atenção a rede assistencial de saúde do município. E podem ter como primeiro acesso os seguintes equipamentos Unidades de Saúde da Família Unidade Básica de Saúde E serviço de atenção Domiciliar aos casos monitorados. E encaminhamentos para unidade Hospitalar de referência.
Informações Adicionais: FLUXO DE ATENDIMENTO Todas as unidades de Saúde da família do Município tem uma sala de triagem para atendimento do Paciente que apresente sintomas do COVID19. Em caso de necessidade para encaminhado a unidade hospitalar será acionada uma ambulância para transportar o mesmo para Hospital Prado Valadares em Jequié (unidade de Referência). Os demais pacientes que não for necessário internamento hospitalar devera ser acompanhado em seu domicilio, caso aja alguma alteração do quadro clinico o paciente será avaliado pela equipe de Saúde, e tomado todas as medidas para assegurar o mesmo o atendimento adequado. É importante destacar que todos os casos classificados como vermelho será enviado imediatamente para unidade hospitalar de referencia com aviso prévio do encaminhamento. Ressaltamos que o município de Boa nova não dispõe de unidade hospitalar. E por isso os casos amarelo e Vermelho serão encaminhados para unidade de referência HGPV. Serviço de referência para realização do exame diagnostico COVID 19. O diagnostico laboratorial está centralizado LACEN/BA. Devido à complexidade da metodologia. Os Kits para testagem dos vírus serão solicitado a Polo Regional conforme necessidade do município aos pacientes que se enquadra em todos os perfis do sintoma de COVID19.
PROGRAMA BUSCA ATIVA
Número: 1
Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Descrição: 1 O programa tem como diretrizes a inserção social de crianças, jovens e adultos fora da escola, mobilizando toda a rede de profissionais do setor público.
Metas: Pactuada de acordo o censo 2020 foram 30 crianças ou adolescentes;
Indicadores: No intuito de identificar para poder cumprir a meta de reinserir 30, crianças ou adolescentes que nunca estudaram ou com histórico ou em risco de evasão escolar foram realizados 97 alertas.
Resultados: Resultados alcançados até o momento foram 5 crianças ou adolescentes reinseridos na escola, 30 alertas rejeitados, 62 em análise.
Censo Escolar
Número: 1
Responsável: Iracema Jesus Santos
Descrição: O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. Em 2021 foi realizado Censo Escolar em 27 escolas, distribuídas na Zona Urbana 7escolas e Rural 20 escolas. O resultado parcial apresenta os seguintes resultados: Quantidades de matrículas Zona Urbana 1.251 (mil duzentos e cinquenta e um) alunos e Zona rural 1.201 (um mil duzentos e um) alunos.
Metas: O objetivo do Sistema Presença é garantir o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família em todo o País. Em 2021 Tendo em vista a continuidade da suspensão de aulas presenciais em diversas unidades da Federação, como também na Rede Municipal de Ensino de Boa Nova, em decorrência da pandemia do Covid-19, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a coleta e o registro de informações sobre a frequência escolar de alunos que pertencem a famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família no Sistema Presença. Essa frequência está sendo observada através do programa Busca Ativa Escolar que faz acompanhamento da evasão escolar no Município.
Indicadores: Consiste em uma ferramenta integrada ao sistema SIOPE e tem como objetivo a participação do (a) Secretário (a) de Educação e do (a) Presidente do CACS-FUNDEB de forma ativa, visto que exigirá a confirmação das informações consolidadas no Relatório Resumido da Execução Orçamentária – Anexo VIII (da Educação) e o relatório Demonstrativo Fundeb, gerados pelo sistema SIOPE, tendo como base os dados de receitas e despesas em educação, declarados pelos entes federados. O primeiro será disponibilizado para o Secretario de Educação (ou responsável por órgão equivalente); e o segundo, será disponibilizado para o Presidente do CACS-Fundeb. Em 2021 foi realizadas orientações a cerca da organização do CACS Fundeb, apoio técnico aos conselheiros e secretário Municipal de Educação na organização de documentação, e oficina formativa para o presidente do CACS Fundeb, sobre avaliação e consolidação de prestação de contas.
Resultados: SIOPE: O principal objetivo do SIOPE é levar ao conhecimento da sociedade o quanto as três esferas de governo investem efetivamente em educação no Brasil, fortalecendo, assim, os mecanismos de controle social dos gastos na manutenção e desenvolvimento do ensino. Juntamente com o MAVS é uma ferramenta importante no controle e avaliação dos gastos na educação pelo Município, o Técnico da Secretaria é responsável por orientar o Secretário bem como os membros do CACS Fundeb, sobre as validações de prestações de contas, orientar sobre prazos e ofertar oficinas formativas aos conselheiros. SIGECON: Visa contemplar todos os procedimentos necessários para que os Conselhos de Alimentação Escolar – CAE e CACS Fundeb, possam efetuar seu parecer conclusivo sobre a Prestação de Contas. O Técnico da Secretaria é responsável por orientar o Secretário bem como os membros dos Conselhos, sobre os pareceres conclusivos de prestações de contas, orientar sobre prazos e ofertar oficinas formativas aos conselheiros
EDUCAÇÃO CONECTADA 1
Número: 1
Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Descrição: 1.Órgão responsável Secretaria Municipal de Educação 2. Nome do projeto/programa 2.1 Coordenador da Merenda Escolar 2.2 Agricultura Familiar 2.3 Educação Conectada 3. Número do programa 4. Descrição do projeto 4.1 Coordenadores da Merenda Escolar: Ajuda coordenar e controlar a elaboração dos cardápios de merenda escolar, aquisição de gêneros alimentícios, o recebimento e o estoque dos produtos adquiridos, o preparo e o fornecimento da merenda nas unidades escolares municipais e a prestação de contas dos recursos recebidos. 4.2 Suporte na Agricultura Familiar: articulação junto aos agricultores para recebimento das demandas das escolas, como recebimento de pedidos, entregas dos produtos na sede e na zona rural e prestação de contas junto aos agricultores. 4.3 Articulador do Programa Educação Conectada: O articulador é responsável pela coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção da interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do programa com o Projeto Político Pedagógico (PPP).
Metas: 5. Metas 5.1 Análises de documentação (processos licitatórios, notas fiscais, extratos bancários, guias de remessa, etc.) Entrevistas, questionários; Reuniões e visitas às escolas (controle de armazenamento, manipulação dos alimentos, infraestrutura das cozinhas, etc.); Orientações: gestor, manipuladores de alimentos, RT e CAE; Compras da agricultura familiar (edital de chamada pública e contratos decorrentes); 5.2 A Lei da Alimentação Escolar determina que 30% dos recursos repassados pelo governo federal no âmbito do Pnae (Plano Nacional de Alimentação escolar) sejam utilizados na compra direta de produtos da agricultura familiar, 5.2 O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica, de todo rede municipal.
Indicadores: 6. Indicadores 6.1 A equipe que coordena a merenda trabalha de forma que todas as escolas da rede municipal de ensino, sejam assistidas com alimentos que ajudam no crescimento e no desenvolvimento e aprendizagem, no rendimento escolar e nas boas praticas de alimentação saudáveis 6.2 o município de Boa Nova vem mostrando melhoria na agricultura familiar, em relação aos anos anteriores, a secretaria de educação juntamente com a secretaria de agricultura e CAE (conselho de alimentação escolar) vem trabalhando de forma para que o município atinja o percentual mínimo, que é de 30%. 6.3. Os indicadores do Programa de Inovação Educação Conectada monitorados poderão ser, o número de redes com planos de inovação completados; o número de usuários únicos por mês na Plataforma Integrada; o percentual de concluintes das formações de multiplicadores do Programa. Na infraestrutura, serão considerados os seguintes indicadores: percentual de alunos de ensino Fundamental e Médio em escolas com acesso à internet, percentual de alunos de ensino Fundamental e Médio em escolas com internet atendendo às metas de velocidade; percentual de alunos de ensino Fundamental e Médio em escolas com distribuição Wi-Fi para os alunos
Resultados: Resultados 7.1 Mesmo com a dificuldade em que estamos vivendo, por conta da Covid 19 a equipe que coordena a merenda, trabalhou de forma impa, de forma em que a rede municipal não ficasse desassistida. 7.2 Com a aquisição da compra dos gêneros da agricultura familiar o município ajuda a fomentar a produção dos agricultores e com isso leva alimentos frescos e saudáveis para a merenda dos alunos. 7.3 O programa educação conectada já esta em processo em que as escolas já estão com recurso em conta para serem gastos com a compra de equipamentos de melhoria infraestrutura e contratação de internet de qualidade.