rofl 1552

Prefeitura Municipal de Boa Nova

Pular para o conteúdo

Visão Geral

Visão Geral

Bandeira Bandeira do Município
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 06 de agosto
  • Fundação: 06 de agosto de 1921
  • Padroeiro (a):Nossa Senhora da Boa Nova
  • Gentílio:Boanovense
  • Cep: 45250-000
  • População: 14314 (estimativa)
  • Prefeito (a): ()
    -

Cultura

Festival de Terno de Reis que acontece todos os anos no mês de Janeiro.
Tradicional São João em Junho.
Festa da Padroeira em Setembro.
Pastorinhas e presépios em Dezembro.

Geografia

O município fica situado a 480 km de Salvador e 110 km de Vitória da Conquista. Possui um território de 868 km2 cortado por uma cadeia “montanhosa” (que atinge até 1120 metros acima do nível do mar), conhecida localmente como Serra da Ouricana. Tal elevação de relevo funciona como barreira natural para a umidade vinda do Oceano Atlântico, ocorrendo uma “alta” precipitação pluviométrica no seu contraforte leste. Já a oeste dessa montanha, uma faixa de cerca de 8 km de largura ainda é influenciada por essa umidade, recebendo precipitações residuais em forma de neblina; no entanto 42% do município (a oeste) tem seu período chuvoso relacionado exclusivamente à massa de ar equatorial continental, originada na Amazônia.
Essa situação cria três cenários bem distintos em termos de clima e vegetação, ocorrendo no território duas zonas especificas, uma de Caatinga e outra de Mata Atlântica. A transição entre esses dois biomas é conhecida localmente como Mata-de-Cipó.
O trecho leste é rico em rios e cachoeiras e uma biodiversidade nacionalmente reconhecida, especialmente para o grupo das aves. O gravatazeiro, uma ave endêmica da Mata de Cipó e ameaçada de extinção é encontrada nas matas da região, e se tornou o símbolo dos esforços de conservação das florestas de Boa Nova.

População


População estimada [2019] 12.633 pessoas
População no último censo [2010] 15.411 pessoas
Densidade demográfica [2010] 17,74 hab/km²

Clima

Área da unidade territorial [2018] 849,538 km²
Esgotamento sanitário adequado [2010] 34,9 %
Arborização de vias públicas [2010] 24,6 %
Urbanização de vias públicas [2010] 7,5 %
Bioma [2019] Caatinga;Mata Atlântica

História

No período de 1744 a 1790, os bandeirantes André da Rocha Pinto, João da Silva Guimarães e João Gonçalves da Costa iniciaram o desbravamento da região, em busca das lendárias minas auríferas existentes na serra do Timorante.
A fertilidade das terras concorreu para a fixação dos descendentes de João Gonçalves da Costa no local Boca do Mato.
Formou-se o povoado. O nome Boa Nova surgiu por volta de 1860. Certo frade que se perdera nas selvas, socorrido pelos moradores da região, lhes ofereceu uma figura de Nossa Senhora da Boa Nova, pedindo que edificassem no local uma capela dedicada à santa, o que se efetivou em 1870.
Elevou-se a povoação à vila, em 1903. A freguesia foi criada em 1918.
Os nativos de Boa Nova são chamados boa-novenses.

Turismo

O Parque Nacional de Boa Nova tem 12.065 hectares e foi criadoboa novaem junho de 2010 juntamente com um Refúgio de Vida Silvestre de 15.024 hectares, objetivando proteger uma importante área na transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.
A floresta de altitude que fica entre estes dois importantes biomas é chamada localmente mata de cipó e nela vive uma ave rara e endêmica: o gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus). Por falar em aves, a região é uma das mais ricas em aves no Brasil: são 428 espécies conhecidas até o momento e este número não para de crescer! Por isso Boa Nova já é um importante destino do turismo de observação de aves, também conhecido como Birdwatcher. Não é só isso! No Parque nacional de Boa Nova podemos ir da caatinga mais seca à floresta mais úmida, passando pela mata de cipó, num percurso de apenas 15 km! Inúmeras nascentes em meio a altas montanhas descendo em cachoeiras deslumbrantes ajudam a compor o cenário de uma das mais novas Unidades de Conservação do país.

Como a rergião é montanhosa, o inverno é bastante frio e as cachoeiras estão geladíssimas, por isso o melhor período para a visitação é a estação chuvosa, de novembro a março (principalmente para a observação de aves). Há inúmeras atrações como a cachoeira Sete de Setembro (70m), Caldeirões do Rio do Chumbo, Lagedo dos beija-flores, Serra do Timorante, Mirante do Rio do Chumbo, Morro do Inglês, etc. Há guias locais disponíveis para acompanhar os visitantes.
Além dos atrativos naturais a região de Boa Nova tem um importante patrimônio arquitetônico e uma intensa atividade cultural popular que atraiu para o município alguns projetos artístico-culturais com a realização anual de festivais como o Mercado Cultural, com atrações nacionais e estrangeiras) o Festival de Reisados, o Festival do Umbu e a inauguração de museus e bibliotecas.

Letra do Hino

HINO DE BOA NOVA
(Edson Messeder)


Adeus Boa Nova querida
Adeus oh terra muito amada
Louvo a ti nesse dia
Pois na Bahia tu já es das consagrada

Adeus Boa Nova querida
Adeus oh terra muito amada
Louvo a ti nesse dia
Pois na Bahia tu já es das consagrada

Pelo teu aniversário
Ouço a voz da tua gente
Pois no dia 06 de agosto
Se tornaste independente

Que alegria para os teus filhos
Que te amam com ardor
E conservam sempre o brilho
Da boa nova que boa nova ficou

Boa Nova de rutura até na tua prefeitura
Temos muito orgulho em falar
Tudo em paz, tudo perfeito
Nas gestões dos teus prefeitos
Com alegria, com alegria hei de te amar