1552

Prefeitura Municipal de Boa Nova

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Boa Nova

Agosto Dourado!

27/08/2021 às 06h55

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A USF TONHE GORDO NO ENTRONCAMENTO DE BOA NOVA REALIZA AÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIAS DO AGOSTO DOURADO

 

Em agosto, mês de incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

 

O Agosto Dourado simboliza, assim, a luta pelo incentivo à amamentação. Em 2019, o slogan é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”. A Campanha Mundial da Amamentação destaca a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

 

Por meio do leite materno o recém-nascido fica protegido de doenças. Além de garantir benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores.

 

A amamentação é um dos vínculos afetivos mais fortes entre a mãe e o bebê. Logo após o nascimento, o momento de nutrir o filho torna-se também de interação e de troca com o recém-nascido. Essa etapa requer além de adaptação e orientação, apoio do pai e da família.

 

A amamentação também traz benefícios para a saúde da mulher porque reduz riscos de câncer de mama, de ovário, diabetes, infarto, além de produzir ocitocina, hormônio que realiza a diminuição do sangramento no pós-parto.

 

O leite materno oferece anticorpos para proteger o bebê de infecções, reduz a mortalidade infantil e ajuda no desenvolvimento cognitivo. 

 

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que bebês sejam alimentados, exclusivamente, até os seis meses do leite da mãe por ter os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável. 

 

A OMS também reforça a importância do leite materno para crianças até dois anos.