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Prefeitura Municipal de Boa Nova

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Prefeitura Municipal de
Boa Nova


Programas, Projetos, Ações e Obras


Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos, ações e obras dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

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Foram encontrados 39 resultados para a pesquisa.

PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).

Número: 1

Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Descrição: Descrição do Projeto/Programa Criado pelo governo Federal em 1985, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) é responsável pela distribuição de materiais didáticos para escolas públicas de qualidade aprovada pelo MEC e FNDE. Todas as matérias dialogam com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Esse material é enviado via Correios para as escolas com Ensino Médio (PNLD 2021/Objeto 1 e 2), Educação Infantil e Anos Inicias do ensino Fundamental (PNLD 2019) e Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2020).

Metas: Metas Atualizar todos os dados escolares e fazer a adesão, quando necessário (secretaria e escolas), para garantir queque todos os alunos tenha livros didáticos. Promover reuniões com a comunidade escolar para analisar as opções de escolha, no qual é registrado pelo diretor escolar na plataforma SIMEC/Livro. Cabe a secretaria analisar as modalidades possíveis, sendo elas: material único para cada escola, material para um grupo de escola ou para toda a rede, porém a autonomia maior é do diretor juntamente com a comunidade escolar, sendo assim, é validada a escolha da escola.

Indicadores: Indicadores Todas às escolas do município fazem parte do PNLD, e todas receberam livros didáticos suficientes para o ano letivo de 2022 (de acordo os dados do ultimo Censo, referente a quantidade de alunos matriculados).

Resultados: Resultados Os Resultados referentes ao PNLD só poderão ser definidos ao final do ano de 2021.

PROGRAMA DESPERTAR

Número: 1

Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Descrição: DESCRIÇÃO DO PROJETO R. O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliadas à postura cidadã e socioambiental. O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR/BA, Sindicato dos Produtores Rurais de Poções e Prefeitura Municipal via Secretaria da Educação.

Metas: METAS R. Com o tema: “Produção de Alimentos e Sustentabilidade: do campo à mesa”. A meta é refletir acerca dos caminhos que levam a produção de alimentos até chegar à nossa casa, valorizando as comunidades rurais no processo produtivo e levando essa compreensão ao público do Programa Despertar.

Indicadores: . INDICADORES R. O Programa Despertar deste ano cumpre mais uma vez o seu papel de promoção social, ao levar a temática para o debate em 20 Escolas do Campo, 120 professores/ coordenadores/ diretores e atende diretamente 1.626 alunos e indiretamente mais de 5 mil habitantes do meio rural.

Resultados: RESULTADOS R. Em virtude do cenário de pandemia, referente ao Corona vírus (Covid-19), as escolas tiveram que promover atividades remotas tentando reduzir a falta de interação entre estudantes, professores e suas famílias. Para contribuir com as escolas desde março de 2021 os professores do Programa Despertar estão produzindo atividades remotas, impressas ou on-line com os estudantes e Agentes Despertar, fazendo uso de novas ferramentas educacionais para garantir que o processo de ensino e de aprendizagem não seja estagnado.

Informações Adicionais: INFORMAÇÕES ADICIONAIS Mesmo com o cenário supracitado o Programa Despertar promoveu por meio do uso dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), entre eles: Meio ambiente, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Saúde Alimentar e Nutricional, e Educação para o Consumo e as propostas de desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Projeto “ Boa Nova, um centenário vivo de legado e

Número: 1

Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Descrição: Descrição do Projeto: O projeto intitulado “Boa Nova, um centenário vivo de legado e memórias” emerge do cenário em que o Município, no corrente ano de 2021, completará cem anos de sua emancipação. A intervenção parte da premissa da valorização e do resgate do legado de Boa Nova, bem como de personalidades, pessoas, que por meio de suas ações, ofertaram imensuráveis contribuições para toda comunidade boanovense. Nesse sentido, é importante destacar que, quanto mais reconhecimento das demarcações e das múltiplas expressões inerentes de um determinado contexto, mais possibilidades e fortalecimento do sentimento de pertencimento desse povo.

Indicadores: Indicadores: Realização de homenagens a boanovenses considerados personalidades pelas suas imensuráveis contribuições à comunidade, ajudando a construir a história de Boa Nova.

Resultados: Resultados: Com a realização desta intervenção, obtivemos como resultados: o fortalecimento do sentimento de pertença de toda comunidade boanovense, o enaltecimento por meio das homenagens às personalidades que ajudaram a construir a história do Município e o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, os quais produziram poemas e cordéis sobre a temática do projeto.

Informações Adicionais: Informações Adicionais: A culminância desta intervenção ocorreu por meio de premiação dos estudantes, os quais apresentaram as suas produções textuais.

SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Número: 1

Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Descrição: Descrição do Projeto/Programa A SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio. Os testes serão realizados entre 16 a 19 de novembro de 2021.

Metas: Metas Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais permitindo que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Indicadores: Indicadores Diagnosticar em larga escala o nível de aprendizagem dos estudantes do 5º e 9º ano no que tange as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, visando assim o replanejamento e organização de novas estratégias para o fortalecimento e melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Resultados: Resultados Localizar essa aprendizagem e construir por meio do Ideb metas para as turmas do 5º e 9º das escolas brasileiras.