1552

Prefeitura Municipal de Boa Nova

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Boa Nova

Dia Mundial Contra o Câncer

04/02/2021 às 11h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Fundação do Câncer lança campanha online pelo Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado em 4 de fevereiro – Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos. As peças serão postadas no site, Facebook e Twitter da Fundação e de seus parceiros, como a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

Fundada em 1933 e com sede em Genebra, na Suíça, a UICC é a maior organização de luta contra o câncer, com mais de 400 organizações membros em 120 países.  A Fundação do Câncer é membro da UICC desde 2008. O tema escolhido este ano  pela UICC para celebrar a data foi intitulado  “Exponha os mitos contra o câncer” e tem como base o Objetivo 5 da Declaração Mundial Sobre o Câncer, de reduzir o estigma e dissipar os mitos envolvendo a doença.

“Vemos a data como uma oportunidade muito importante para expor conceitos, falar sobre a doença, enfatizar a importância da prevenção aos fatores de risco e do diagnóstico precoce. A campanha foi muito hábil em mostrar que o câncer vai além da questão de saúde, mas envolve consequências sociais, econômicas, de direitos humanos e de desenvolvimento dos próprios países”, afirma Celso Ruggiero, diretor-executivo da Fundação.

O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de morte por doença. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de aproximadamente 576 mil novos casos em 2014. Em 2011, houve mais de 184 mil mortes pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa para 2030, em todo o mundo, é de 27 milhões de novos casos e 17 milhões de óbitos. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil. A doença é uma das grandes preocupações mundiais em políticas de saúde.