1552

Prefeitura Municipal de Boa Nova

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Boa Nova

Novembro Azul

03/11/2021 às 12h50

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o Câncer de Próstata. Esse é o segundo tipo de Câncer mais comum entre os brasileiros (ficando atrás do de pele). Porém, a sua ocorrência pode ser evitada se os homens eliminarem ou reduzirem os fatores de risco no seu estilo de vida.

 

Esse fato demonstra a grande necessidade de desmistificar a doença, reforçando a importância das ações de prevenção e de diagnóstico precoce. Isso se torna ainda mais evidente quando nos deparamos com o fato de que os homens vivem 7,3 anos a menos do que as mulheres no Brasil.

 

Mas por que isso acontece, afinal? Como surgiu o movimento Novembro Azul e por que você deveria prestar atenção ao autocuidado? Continue a leitura deste artigo e confira!

 

Como surgiu o Novembro Azul?

O movimento mundial é conhecido como Movember, pela junção das palavras em inglês moustache (bigode) e november (novembro). Ele foi criado na Austrália, em 2003, e novembro foi o mês escolhido para a campanha pois o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

Quem trouxe a campanha para o Brasil em 2011 e a nomeou de Novembro Azul foi o Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo do instituto e de todas as outras entidades que se juntaram à causa é quebrar o preconceito e promover uma mudança no comportamento dos homens em relação à sua própria saúde.

 

Por que é importante que o homem cuide da sua própria saúde?

Inúmeros fatores fazem com que, em média, os homens vivam menos do que as mulheres, em qualquer lugar do mundo. Entre eles estão questões genéticas, hormonais e ocupacionais (ofícios que oferecem riscos).

 

Contudo, há um componente cultural e comportamental fortíssimo nessas causas, visto que é amplamente sabido que os homens prestam menos atenção à sua saúde e têm baixa adesão ao exame preventivo. Esse fato contrasta com as atitudes das mulheres, que costumam consultar seus médicos, pelo menos, uma vez por ano.

 

Além disso, é mais comum vermos hábitos não saudáveis em homens, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e má alimentação. Essas não são causas diretas, porém é consenso entre os especialistas que o estilo de vida está associado ao aumento ou à redução dos riscos de diversos tipos de Câncer.

 

Um fator bastante relevante é a idade. Não é comum que o Câncer de Próstata se manifeste em homens abaixo dos 40 anos — quando isso acontece, normalmente está relacionado ao histórico familiar. Entretanto, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que 75% dos casos mundiais surgem a partir dos 65 anos.

 

Aos 80 anos, a incidência é maior, chegando a atingir 50% dos homens. Todavia, esse dado não é tão alarmante se levarmos em consideração que a próstata é uma glândula que está constantemente ativa, produzindo parte do líquido seminal que contém os espermatozoides. É normal que ela apresente alterações nas suas células após tantos anos funcionando.