1552

Prefeitura Municipal de Boa Nova

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Boa Nova

Outubro Rosa

03/10/2021 às 06h27

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. 

 

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

 

O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

 

1 - Observe a mama com os braços para baixo, rentes ao corpo;

 

2- Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça, e faça a palpação da mama esquerda com a mão direita;

 

3 - A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama, de cima para baixo;

 

4 - Pressione os mamilos suavemente para observar a saída de qualquer líquido;

 

5 - Repita o mesmo movimento na mama direta;

 

6 - Após fazer todo o processo em pé, deite e coloque o braço na nuca;

 

7 - Repita a palpação nas duas mamas;

 

8 - Avalie o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, saliências ou rugas. Caso perceba alguma alteração, procure um ginecologista.

 

É muito importante que todas as mulheres após os 20 anos, que tenham casos de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem a incidência de câncer entre os familiares, realizem o autoexame da mama e a mamografia.

 

Vale lembrar que, quando diagnosticado precocemente, o tratamento para o câncer de mama torna-se muito eficaz e é possível, até mesmo, evitar terapias mais agressivas.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2016 e 2017, foram registrados aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama.

 

Por isso, cuide de sua alimentação, pratique atividades físicas, faça o autoexame e tenha sempre um acompanhamento médico.